quarta-feira, novembro 16, 2005

Mais pirataria.

Passeando hoje pelo blog do MarioAv (Different Thinker), vi com certo desgosto um post que tratava de um software criado pela Sony Music, para evitar a cópia indiscriminada de CD´s.
Aparentemente, o tiro saiu pela culatra, pois como você pode ver aqui, aqui e aqui, foi descoberto que o software, na tentativa de proteger a autenticidade e evitar cópias não-autorizadas, abria uma porta que afetava a segurança dos PC´s onde fosse executado o CD. Aliás, esse software se instalava automaticamente e sem alertar o usuário, uma das razões que fez com que grandes companhias de antivirus o classificassem como spyware ou virus.
Segundo The Time, em link acima, na semana passada uma companhia de antivirus detectou um produto que mimetiza o software da Sony, adquirindo o mesmo nome e atribuindo um código mailicioso a ele.
Se isso fosse pouco, a companhia ao tentar corrigir o problema, piorou ainda mais a sua situação. Depois da fase de negação, a empresa lançou um software que desinstala a proteção da empresa, só que, segundo especialistas, mantém ou amplia os riscos dos usuários. E ainda, pelo menos nas pesquisas feitas por este Blog, não acusou quais os CDs que estão com problemas.
O meu comentário é que sinto cada vez menos vontade de continuar comprando CDs. Hoje todos os meus CDs tem uma cópia feita no computador, para uso no carro. A idéia é que se forem roubados os CDs, que eu mantenha os originais. Além disso, sou um usuário de mp3 players, que são diretamente afetados por estas políticas anti-pirataria.