terça-feira, janeiro 10, 2006

Empreender ou não empreender.

Tenho lido frequentemente o blog de Guy Kawasaki, um cara muito interessante que apresenta as relações entre investidores (ele) e investidos e mais que isso, um cara focado em inovação e em idéias de vanguarda.
Os últimos posts foram um tipo 10 mais qualquer-coisa e me fizeram escrever um comentário para ele sobre algumas das minhas experiências como ex-empreendedor. Mas o que mais importa em geral é a relação que existe entre o investidor e o investido. Geralmente não falam a mesma língua e, principalmente quando se trata de empresas de tecnologia o investidor não entende o negócio, seu modelo, como melhorá-lo ou cobrar resultados. Por isso cobram resultados na forma de dinheiro, que foi o que eles lhe deram, em primeiro lugar.
Mas por que estes malvados capitalistas, estes especuladores fazem isso? Simples, porque compram seu risco. O risco de que seu negócio que é tão maravilhoso não dê certo. Afinal, se a sua idéia é tão avassaladoramente incrível, por que arrumar um sócio para dividir os lucros? Peça um empréstimo no banco e fique com o controle sobre seu negócio. Ok, os juros são altos mas eu posso garantir que as expectativas dos capitalistas são muito maiores.