quarta-feira, julho 25, 2007

Touch Screen II A Missão

Tudo começou quando a Apple lançou o iPhone, com sua tela sensível e contexto de gestual. Bacana, parece muito fácil, como ninguém fez isso antes? Bom, desde 2006, já havia um protótipo do que a Microsoft apresentou logo após o Keynote de Jobs. O produto da Microsoft chama-se Surface e apresenta um windows controlado pelos seus dedos, talvez o mouse mais preciso do mundo (dependendo é claro, do tamanho dos seus dedos).
Mas voltando ao produto anterior, em 2006 ele foi apresentado para uma platéia seleta em Monterrey, por um desenvolvedor de nome Jeff Han. É exatamente a tecnologia que levou ao Surface e ao iPhone (sem contar, é claro, no touchpad dos notebooks Apple, que há tempos usa algum tipo de gestual para identificar se estou colocando um ou dois dedos e se quero rolar o mouse ou a tela). Pelo que consegui absorver, é uma tecnologia já discutida há anos e está relativamente madura (haja visto que a Microsoft pretende usá-la no final deste ano).
Visitando o site do Tiago Doria vi que a comunidade open source decidiu dar uma resposta usando esta tecnologia. É o Linux MPX, que pelo que vi no video roda em Ubuntu. Vale a pena ver os videos e visitar os sites.





Jeff Han: Monterrey 2006



Linux MPX

Marcadores: