domingo, novembro 20, 2005

Dilma x Palocci.

Nunca fui um grande fã da estrutura econômica implantada por Palocci, mas a verdade é que, apesar de ser a voz que traz as más notícias para todos nós, seu pensamento está coerente e merece crédito a longo prazo, algo que neste país por si só é digno de aplausos.
O superavit é importante para o país e só existem duas maneiras básicas de mantê-lo: gastar mais ou arrecadar mais. Infelizmente a capacidade da população e das empresas em pagar impostos já foi até mesmo ultrapassada. A opção então é gastar menos.
O fator que se discute é a velocidade com que se vai conseguir pagar nossa dívida externa e aumentar o superavit é uma forma de fazê-lo mais rápido, como já provou a economia Irlandesa. O vilão da história é a reeleição de Lula. É uma política extremamente impopular reter investimentos para salvar o país. Eu entendo, muita gente entende, mas a massa da população enxerga o seu prato com menos arroz e feijão.
Este é o cerne da luta entre Dilma e Palocci. Enquanto Palocci quer salvar o país, Dilma quer salvar a candidatura de Lula. Ela acredita, assim como eu e muita gente, que se Lula salvar 0,5% do superavit e direcioná-lo a investimentos no país, ganhará votos. O que não se sabe é se estes 0,5% serão suficientes para um investimento que impulsione o país para frente ou se criará, como todos os governantes sempre fizeram, a mera ilusão de que ele se perpetuará.
O que nossos governantes e o povo não devem deixar de pesar é que não chegaremos a nenhum lugar enquanto o Governo gastar mais do que arrecada.