terça-feira, novembro 29, 2005

País da Impunidade. De novo?

Iolanda foi presa há poucos anos atrás por suposto tráfico de drogas. A polícia encontrou crack em sua casa e prendeu-a, junto com o filho de 40 anos. Ela alega que a droga não era dela. A Justiça diz que é um crime hediondo e, enquanto isso, ela não pode ser solta. O que agrava a situação é que Iolanda tem mais de 70 anos e é doente terminal de câncer. Vive em um hospital penitenciário, longe dos filhos e família.
Segundo a Pastoral Penitenciária, existem muitas Iolandas pelo país. Muitas delas morrem antes de ser julgadas ou cumprirem suas penas. Sempre crimes hediondos, sempre inafiançáveis. A Pastoral diz que em alguns casos a Justiça deveria tentar ver pela lado humanitário. Pessoas como Iolanda não podem provocar nenhum problema na sociedade. Só tentam viver o que lhes resta com dignidade.
Eu já me pergunto o que há de menos hediondo no crime dos irmão Cravinhos. Afinal eles só mataram a pauladas um casal de meia idade. E por que o Senhor Paulo Maluf, sem discutir aqui o que o levou a ser solto por estar muito doente, o que deve realmente ser verdade, mas o que ele tem a menos que Iolanda? Será dinheiro?