quinta-feira, julho 05, 2007

Marketing Viral

Adaptado do Digital-Telepathy, um blog the estratégias de marketing para internet, os "do's" and "don'ts" do marketing boca-a-boca.

Do's

1. Incentive a sua comunidade ou rede social - Dê a eles ferramentas como "conte para um amigo", forum, blogs, ferramentas para feed-back.
2. Dê a eles assunto para discussão - Informações para serem compartilhadas/reenviadas, propaganda, publicidade que encoraje-os a discutir.
3. Crie comunidades e conecte pessoas - Crie grupos de usuários, de discussão, message boards sobre seus produtos, reuniões locais com participação real (basta lembrar dos encontros mensais da Mandic).
4. Trabalhe com comunidades influentes - Encontre quem possa responder as suas perguntas, identifique influenciadores, informe-os sobre que você anda fazendo
5. Create evangelists or advocate programs - provide recognition and tools, recruit advocates, teach them and encourage them.
6. Pesquise e ouça feed-back - Fique sempre alerta a conversação offline e online entre seu público, os apoiadores, os destruidores, os neutros, ouça e sempre que possível, responda.
7. Converse de forma transparente - Encoraje a conversação em duas vias, crie blog e outras ferramentas para compartilhar informações, participe abertamente de blogs e discussões (baseie-se na discussão horizontal de assuntos pertinentes, fato geralmente bem divulgado pelos BarCamp).
8. Co-criação e compartilhamento de informações - Envolva seus consumidores na parte criativa e no marketing, permitindo acesso a todos.

Dont’s…

1. Stealth Marketing - Não seja covarde, abra seus produtos ao seu consumidor!
2. Shilling - Pagar gente para falar bem de seus produtos, como por exemplo, blogs com posts pagos
3. Infiltrar - Criar identidades falsas em comunidades e redes sociais para promover seus produtos. Se criar um perfil em uma rede social, tenha a coragem de se expor.
4. Spam de Comentários - Nunca use ferramentas automáticas ou robots (bots).
5. Spam - Simplesmente NÃO.
6. Falsificação - disseminar informação errada ou falsa.

Post adaptado do original, com alguns toques do StroboMan. Para ver o post original em inglês, clique aqui.

Marcadores: ,