quinta-feira, setembro 29, 2005


Artistas plásticos mineiros, como forma de protesto contra a falta de investimentos em cultura em MG, criaram a Cow Paródia, trocadilho com a Cow Parade tanto retratada neste blog. Foram instaladas 11 vacas pela cidade. Veja a matéria completa da Folha Online aqui.
Deu na Folha Online: Lula acha que a Venezuela tem democracia "em excesso". Come again? O que? Excesso? E ainda disse na TV que esperava que ele fosse a Recife e aprendesse Portuñol, para que ele possa falar para a massa e ser compreendido.
Saiu o novo álbum do Franz Ferdinand. Está melhor que o anterior. Clique aqui para ouvir as faixas na web.
Essa é porque eu achava a gasolina cara em São Paulo. Esse é o preço do combustível na California, EUA. É verdade que lá o preço está mais alto que o resto do país, mas mesmo assim, US$ 2,39 é bastante dinheiro.
Um sósia de Mick Jagger bebeu, comeu e se divertiu com três fãs em um banheiro de uma discoteca em Chelsea, NY. Quer ver em detalhes, clica aqui.
Nosso novo Presidente da Câmara e seus projetos importantíssimos. Salvem os sacis. Não entendeu nada, então é só clicar aqui.

Léo Boechat mandou ver. Não saia da terra sem se identificar. Um ítem de segurança em caso de abdução. Quer ver? Clica aqui.

quarta-feira, setembro 28, 2005

Quem quiser ver um slide show (de 4 slides apenas) do novo Microsoft Office 12, clique aqui. O Design ficou realmente muito bonito e o powerpoint me impressionou em termos de interface.

Berlin terá latas de lixo falantes. Disse matéria da CNN, que as latas de lixo da cidade de Berlin irão agradecer com as palavras "vielen danke" (muito obrigado) quando um objeto ultrapassar seus sensores, que serão instalados na entrada da lata de lixo. O destaque mais interessante fica por conta da preocupação com o meio ambiente, já que as latas são movidas a energia solar. Outra questão foi a preocupação de que elas só falassem de dia, para que um cidadão incauto não se assuste ao ser "abordado" pelo lixo da rua. Veja a matéria aqui.

Será o fim do PalmOS? A Treo, uma das empresas que sempre utilizou o PalmOS como sistema operacional, apresentou nesta semana um smartphone com o sistema operacional windows mobile. Alguns especialistas do setor afirmam que esta pode ser uma tacada final contra o sistema da Palm,que pouco evoluiu desde que foi criado. Quer ver mais, link na matéria da CNN.
Mas em relação a números de consumo por internet, o que mais impressiona é o aumento do comércio eletrônico. Matéria da Folha e pesquisa da Camara-e.net e a e-Consulting, indica que o carejo eletrônico deve aumentar por volta de 30% em 2005, no Brasil. Dos 9,8 bilhões de reais gastos pelos consumidores eletrônicos brasileiros. se destaca o percentual de compradores de carros: 62% adquriram um possante novo pela internet. Veja a matéria aqui.
Estudo do Forrester Research indicou que 10% dos consumidores lêem blogs pelo menos uma vez por semana (o valor anterior era 5%, um aumento de 100%). Já o feed por RSS é usado por 6% dos consumidores de internet, sendo que em 2004 eram 2%. Quer ver o estudo? Clica aqui.

terça-feira, setembro 27, 2005

"O PT, que começou como um partido de presos políticos, pode terminar como um partido de políticos presos"
jornalista Joelmir Betting, no Jornal da Band, ontem
Vi no Let´s Blogar e no Terra também. Algumas pessoas sabem ganhar dinheiro. Um estudante inglês quer pagar a faculdade sem entrar em dívidas e para isso fundou um site onde ele vende os pixels um a um para publicidade. Segundo as contas dele já vendeu 156 mil dolares, a 1 dolar por pixel. A idéia dele é ganhar um milhão.
Depois de um tempo adormecido e fofo (o Mário estava apaixonado, ainda está), volta ao ar um dos blogs mais interessantes sobre tecnologia, o Different Thinker, do Mario AV. Vale a visita.

domingo, setembro 25, 2005

Eu quero este boné. Pago bem! Peguei a foto no Peewee Moblog. É um blog onde cada post tem a sua trilha sonora. Muito legal. Quer ver o boné? Clica aqui. Prefere ver o moblog, que aliás é demais? Clica aqui então.
É campeão!! Fernando Alonso é o primeiro espanhol a ser campeão do mundo de F1 e o mais jovem, desbancando Emerson Fitipaldi.

sábado, setembro 24, 2005

Levitt ainda cita uma história, contada por Feldman para seus amigos economistas chamada "O Anel de Gyges". Resumidamente é a história de um aluno de Sócrates, de nome Glauco, que contava a história de Gyges, que encontrou um anel em um cadáver que jazia em uma caverna. O anel tinha a propriedade de tornar invisível quem o usasse. E então Gyges passou a praticar más ações, como seduzir a rainha ou matar o rei. A questão filosófica é que Glauco achava que um homem não resistiria a tentação de fazer o mal se seus atos não fossem testemunhados. O que me leva de volta à afirmação de Delúbio, que já foi matéria de um post neste blog, de que não faria as mesmas coisas se soubesse que seria pego. Sorte a nossa que o Anel de Gyges é apenas uma parábola.
Paul Feldman havia pensado que conseguiria manter o nível de 95% e garantir a rentabilidade do negócio. Na realidade, as empresas consideradas por ele como honestas registravam o pagamento de 90% das broas e haviam empresas situadas entre 80% e 90%. As que ofereciam rentabilidade inferior eram advertidas. Essa diferença foi atribuída por Feldman ao fato de que a sua presença diminuia a "fraude".
O curioso é que ele percebeu também que os maiores níveis hierárquicos tem maiores índices de "abstenção de pagamentos". Em uma mesma empresa que ocupava três andares, o andar da Diretoria era o que apresentava maior número de não pagantes. O que levou Levitt a pensar se a trapaça não foi o meio usado por esses executivos para chegarem onde chegaram.
O que me chamou a atenção em relação ao restaurante do brasileiro na Alemanha, no entanto, foi que a história já não é tão nova assim. Segundo o livro de Steven Levitt, Freakonomics, houve há alguns anos nos Estados Unidos um ex-funcionário público americano de nome Paul Feldman, que um dia começou a levar como uma espécie de recompensa para seus funcionários e colaboradores, broas de milho, uma faca serrilhada e cream cheese. Aos poucos mais e mais pessoas começaram a se interessar pelas broas de Paul, que teve que aumentar consideravelmente o número de broas e a quantida de queijo. Para não entrar em um grande prejuízo, Paul deixacva junto às broas uma caixinha onde solicitava que todos contribuissem. Neste caso, 95% dos gastos com broas, que já chegavam a 15 por semana, eram cobertos pela caixinha. Paul atribuía esta falta a desatenção e não a fraude.
Finalmente, a opção de Paul foi a de criar um negócio que distribuía em vários prédios comerciais, broas e queijo e pedia o pagamento em uma pequena caixa. No final de cada dia Paul retirava as broas que sobrassem e esvaziava as caixinhas e repetia a operação de manhã e de noite.
Tive acesso esta semana a uma matéria de jornal tratando de um restaurante alemão, dirigido por um brasileiro, que não tem preços em seu cardápio. Os clientes pedem, comem e ao final da refeição deixam o valor que acharam justo pelo almoço ou jantar. Segundo o dono, tirando alguns brasileiros e espanhóis, todos pagam entre 35 e 40 euros, valor dentro da média do preço de uma refeição na Alemanha. Fez apenas uma ressalva aos estudantes, que em geral pagam menos, mas que não tem realmente muito dinheiro para pagar uma conta. Interessante, uma forma especial de estudar como a economia pode ser influenciada por estímulos morais, mas, mais que tudo, para um marketeiro, como saber exatamente qual o "valor percebido" do cliente por seu produto. Um resumo da matéria está aqui.

quinta-feira, setembro 22, 2005

Agora quem quiser saber o tempo e a temperatura de São Paulo, basta olhar no meu site, logo abaixo dos posts, na coluna da direita. Fornece a Climatempo Tecnologia, cujo crédito está no próprio banner.

O Furacão Rita me deixou muito preocupado. Um pouco por amigos que moram (ou sei lá se já não sairam) na região, muito pelas pessoas que já passaram por um outro furacão há dias atrás. Mas o que me chamou mais a atenção foi a velocidade dele, 175mph! O Katrina na sua máxima velocidade chegou às 175mph e foi classificado como "nível 4". O Rita está classificado como "nível 5"! Vamos rezar para que todos possam sair a tempo desta vez e que os prejuízos sejam exclusivamente materiais.

quarta-feira, setembro 21, 2005

Thatá mandou ver. Site sobre alertas americanos anti-terrorismo. Depois do aviso do Duck & Cover, difundido na segunda guerra mundial, onde uma tartaruga explicava o que as crianças deveriam fazer para se proteger do ataque aéreo, um manual atualizado. Quer ver, clica aqui.
Resta saber agora quem vai ficar no lugar dele.
Deprimente o discurso de Severino Cavalcanti na sua renúncia. Referiu-se á elitizinha que o depôs e não foi aplaudido nem quando disse que a escolha para sair levou em consideração a "casa" e não seus desejos pessoais. Veja um trecho.

"A elitizinha, essa que não quer jamais largar o osso, insuflou contra mim seus cães de guerra - arregimentou forças na academia e na mídia e alimentou na opinião pública a versão caluniosa de um empresário, que precisava da mentira para encobrir as dívidas crescentes de seus restaurantes, que necessitava da extorsão para equilibrar a desastrosa administração de suas empresas."

segunda-feira, setembro 19, 2005

Essa é para aquele pessoal que me olha e diz: "ah, você é publicitário, diz uma coisa interessante". O incrível, espetacular e sensacionalíssimo Gerador de Conceitos (The Ad Conceptor).

domingo, setembro 18, 2005


O pessoal anda criativo com os skins para iPod.
Tenho lido que algumas pessoas acham que Buani foi simplesmente obrigado a dar dinheiro para Severino para manter seu restaurante, mas a questão é perguntar: o que aconteceria se ele simplesmente não desse a propina? Ele perderia seu restaurante mas, para mantê-lo, Buani feriu minimamente a ética, quem sabe no mínimo arranhou a lei.
Tudo isto para perguntar o que aconteceria se tudo desse certo? Se ele não tivesse tido problemas financeiros e continuasse pagando Severino. Será que iríamos saber de algo? O que me lembrou uma frase de Delúbio durante a CPI, não me lembro qual delas, que disse que faria as coisas diferentes se soubesse que seria apanhado. Confesso que fiquei MUITO indignado.
Lixo sempre no lugar certo. Do Blog do Noblat.
O curioso é que, apesar de aqui no Brasil ser chamado de Geek ou Nerd sempre foi considerado uma má atribuição de características, ou uma forma de se referir àquele cara que não gosta de jogar futebol e que prefere livros, o site do USA Today traz uma matéria onde diz que ser Geek é chique. Cita como exemplos Quentin Tarantino e Jack Black. Quer ler, clica aqui.
Um cinema japonês está tentando uma nova abordagem ao termo "geek". O que antes era considerado algo até pejorativo no Brasil, no Japão é considerado moderno.
Este cinema do sul de Tókio oferece um desconto nos ingressos das pessoas que se declararem "otaku", que é o termo japonês para Geek.
A promoção vale para um único filme, chamado "Densha Otoko", aparentemente uma história de amor cujo protagonista é um Geek.
Segundo o Gerente de Vendas do cinema, Koji Nitta, 70% das pessoas têm se declarado Geek para fazer jus ao desconto. Esta informação, que veio do blog da C:Net, só não diz de quanto era o desconto, mas deve ser algo bem satisfatório. Quer ver o post original, clique aqui.
Esta eu peguei no Tiago Dória. Como fica o seu site em diversos navegadores. Veja aqui.
Fã clube do Google. Você também é um fã? Vá conferir.

sexta-feira, setembro 16, 2005

A General Motors dos EUA está lançando um serviço opcional a proprietários de alguns de seus automóveis fabricado a partir de 2004: a partir da central de diagnósticos do carro (um pré requisito para que o serviço funcione), periodicamente será enviado para a GM (o serviço chama-se OnStar) com dados sobre o automóvel. Se for necessário, o sistema envia uma resposta sugerindo uma necessária manutenção no carro.
Achei a idéia particularmente interessante porque, anos atrás, trabalhei com uma equipe de programadores muito criativos e um dos produtos desenvolvidos era um bot (um robô) de monitoramento com múltiplas funções. Algo semelhante a este serviço.
A Sony diz que o seu recém lançado MP3 player é bem mais que um simples walkman. O produto, segundo a Sony, deverá ser um iPod Killer. Pela foto, parece que vai ser bem high tech, mas me pareceu um tanto grande. Meu preferido ainda é o iPod Nano. Se quiserem ver a foto do produto, que está no site da NYT, clique aqui.
A Volkswagen saiu na frente na Europa. A partir de dezembro os modelos do Golf e Touran terão no painel uma entrada USB para você poder plugar seu iPod ou MP3 Player. Segundo o site da CNN esta modificação vai custar 240,00. Veja aqui a matéria completa.

quinta-feira, setembro 15, 2005


Ó pai de todos os macs. Veja aqui alguns trabalhos de Jonathan Ive, o designer que criou os principais produtos da Apple nos últimos anos, como os dois iMacs (o lamparina e o outro), os iPods e o Mac Mini.
Yess. Encontrei gente mais doida pelas vacas que eu. Ah, hoje eu vi as vacas do centrão. Quer ver mais, clica aqui.

"A medalha mostrou que a minha vida pode mudar".

João Derly, medalha de ouro do Brasil no Mundial de judô

Folha de São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 2005.

"Apenas" 88 mil e 459 flores rosas foram pedidas por Paris para que decorasse todos os lugares pelo qual pisasse, de acordo com a colunista da Folha Mônica Bergamo. Para a suíte presidencial do hotel Hilton Morumbi foram separadas nada menos que 1.000 flores.
Agora eu entendi tudo. Hoje no Rio de Janeiro, os policiais da Polícia Federal encontraram 2 toneladas de cocaína pura escondidas dentro de peças de dobradinha. Bem que eu sempre achei dobradinha uma droga.
Como eu já estou lendo mais do que devia, "desacreditei" quando ouvi o Maluf reclamando da "quentinha" da prisão. Ele não tem cachorro, mas nem para seu cachorro ele daria uma destas.
Atenção: Show do Jumbo Electro.

dia 17 de setembro:
SÁBADO, após 23h30
Al. Barros,376 - Higienópolis - São Paulo
tel: (11) 3824 0097
jive@jive.com.br
Entrada:
R$ 15 e R$ 12 (com flyer ou lista)
R$ 5 mulheres até às 00h30

Quer ouvir? Vale a pena! La garantia soy yo!!

quarta-feira, setembro 14, 2005

Bem, a Selic baixou 0,25% e agora é de 19,5%. Uma baixa leve, mas é uma baixa e, esperamos, com tendência de queda. Resta saber qual será a taxa de equilíbrio, ou seja, quanto mais dá para baixar sem prejudicar a economia.
Não sei se eu estou louco, mas o substituto do Jeferson será o deputado Fernando Antonio Folgado Gonçalves??
Tiago Dória, o mago dos blogs mandou ver: A Google lançou em versão beta o seu sistema de busca de blogs. Quer saber mais, clica aqui.
Cassado Roberto Jeferson. Caiu o primeiro.

Anunciada oficialmente pelo vice-presidente da Câmara, José Thomaz Nonô, o resultado final da votação que cassou o mandato do deputado Roberto Jefferson:

A favor: 313
Contra: 156
Abstenções: 13
Brancos: 5
Nulos: 2
Total de votos válidos: 487
Total de votantes: 489

Ou seja, mais de 60% dos parlamentares decidiram pela cassação de Jeferson. Isto porque os PTBistas previam votação apertada. Jeferson perde o mandato e ficará com seus direitos políticos suspensos por oito anos, contados a partir do final de seu mandato. Apenas em 2014 poderá voltar a disputar eleições e a ocupar cargos públicos, sendo que a primeira eleição que haverá, deverá acontecer em 2016.

Agora só falta não deixar nenhum dos outros 16 sairem ilesos. Isso sem contar o Maluf.
Voltando às vacas frias, veja aqui um mapa completo das vaquinhas no Uol.
"Todo mundo quer ver sangue; todo mundo adora um escândalo. Dizer que as pessoas ficam indignadas com a crise política é um pouco otimista, infelizmente."

Soninha, afirmando com razão que a crise deve ser levada a sério. A matéria também mostra que é importante não derrubar um projeto, como o do PT, simplesmente por erros isolados.

Leia a íntegra na Revista TPM.
A Heineken lançou um site com uma rádio online de música eletrônica. Muito legal, clique aqui se quiser visitar o site.

Para dar um gostinho, aí vai a Penélope.

Desde que a minha vaca se dirigiu ao brejo, comecei a ficar obcecado com a Cow Parade. Na versão de Sampa, algumas dezenas de vacas, com nomes um pouco diferentes das originais. Como a vaquinha rosa aí, que no original chama-se Penélope e no Brasil veio como Vaca de Pelúcia. Adorei a vaca, uma das que eu vi, dentro de um shopping de São Paulo. Estou colecionando vacas, como as aí acima, do Gary Larson (Far Side Story). Por enquanto eu vi poucas vacas, vi a de pelúcia, a do Gaudi, a acupuntura.

Lançado iPod Nano
Um iPod não precisa de descrição, já é nome de categoria. Mas o iPod Nano é muito legal e tem algumas características que eu adoro em meu Shuffle e no Photo, ou seja, é leve e pequeno como o Shuflle e tem display colorido e armazena fotos, como o Photo. Excelente compra! Peça para aquele seu amigo que vai passar no freeshop.
Alguém já ouviu falar de Steven Levitt? Um completo louco, um economista brilhante e controverso. Comecei a ler seu livro "Freakonomics" (na verdade, justiça deve ser feita, as idéias são dele mas o texto é de Stephen Dubner), um emaranhado de idéias que tem uma especial conexão com a verdade, mesmo que pareçam politicamente incorretas. Como por exemplo um estudo que mostra que não foram os pregressos da economia que diminuiram as estatísticas de violência, mas sim a aprovação da lei do aborto nos EUA.
Idéias meio controversas como o porque dos traficantes, apesar de todo o dinheiro que ganham, ainda morarem com as mães ou uma comparação entre corretores de imóveis e membros da Ku Klux Klan fazem parte deste livro. Vale a pena a leitura.
Existe um blog chamado The Blog Herald, muito interessante, totalmente lotado de informações da blogosfera, novas técnicas, novos projetos, idéias e análises. É bastante bem escrito e em língua inglesa. Entrei no blog para ver um post sobre a "árvore genealógica" dos blogeiros, mas uma coisa me chamou profundamente a atenção. O mercado de blogs dos EUA tem um formato já bastante profissionalizado e a prova disso é o BloggerJobs (algo que eu nunca imaginara), um site onde empresas postam anúncios buscando blogeiros para todo o tipo de trabalho. Se você também quer ganhar uma grana com seus blogs ou dos outros, clique aqui.
Peguei no blog do Noblat hoje, que pegou no Globo.

A falta que faz um bom estudo
Da colunista Miriam Leitão em O Globo, hoje:


"Lula queria muito ser presidente da República, mas achou que se preparar para isso era fazer discursos e dominar o palanque. Hoje, quando o Brasil precisa que o presidente pare, reflita, entenda e reaja à crise, ele gasta energia num frenético rodeio de palanques fora de hora.

O país tem que recolher fragmentos de um discurso sem seqüência lógica, espalhados em vários palanques, para tentar captar o que o presidente da República tem a dizer do maior escândalo político da história recente, que estourou bem ao lado do seu gabinete e no coração de seu partido."


(Clique aqui para ler o artigo completo)